10/11/11

Centro de Educação Ambiental



No dia 9 de novembro, as turmas A e B do 1º ano da EB1 de Esposende, deslocaram-se ao Centro de Educação Ambiental, localizado na Quinta do Paiva.
Foram recebidos num edifício à entrada onde lhes foram apresentados a Clarinha (gotinha de água), o Verdinho (bolota de carvalho), do Faísca (lâmpada elétrica) e o Caça Sujões (que nos incentiva a manter tudo limpo e a fazer uma recolha seletiva do lixo).
Quando terminou a apresentação deslocaram-se para o edifício central. As duas turmas foram separadas: uma foi para o atelier de pintura (o 1º A) e a outra para uma outra sala com jogos (o 1º B). Neste atelier pintaram e recortaram as figuras que lhes tinham sido apresentadas e elaboraram um cartaz. No fim viram um filme em três dimensões.
Quando terminaram esta atividade as duas turmas trocaram de tarefa.
Na sala dos jogos começaram por um jogo interativo em que tínhamde separar os lixos e colocá-los nos respetivos ecopontos. Depois participaram no jogo da memória, escolheram grupos de duas cartas fazendo pares de cartas iguais. Quando não acertavam as cartas voltavam a virar-se obrigando-os a memorizar o local em que cada figura estava. Depois num painel enorme viram alguns pormenores interessantes sobre o rio Cávado. Numa mesa interativa viram fotos de alguns animais e plantas que existem no nosso concelho. Jogaram um outro jogo que lhes ensinava algumas formas de poupar energia. Por fim realizaram uma atividade que lhes permitiu observar que o corpo humano deixa passar a corrente elétrica.

1 comentário:

  1. Muito obrigado pela sua partilha! É bom ver que as crianças estão sempre a aprender as coisas de uma maneira diferente e um professor tão interessado em partilhar isso com os pais! Sérgio Torre

    ResponderEliminar