Mas hoje em dia, o Carnaval mais famoso é o do Brasil. Nesse país, as pessoas quase não se vestem porque aí é verão e faz muito calor. Não se organizam bailes mas antes um Corso, ou seja, um desfile.
Em Portugal também festejamos o Carnaval mascarando-nos e saindo à rua para fazer brincadeiras. Aqui no Minho era tradição as pessoas disfarçarem-se vestindo roupas velhas e mascarando a cara. Noutros locais, como em Trás-os-Montes, os homens solteiros mascaravam-se com uma roupa feita de trapos e com uma máscara de madeira (os caretos) metendo-se com as raparigas. Noutros locais ainda, desfilam carros alegóricos criticando as figuras públicas.
Porém o Carnaval não é só brincadeira. Tem dois significados: Primeiro significado, a “Terça-feira Gorda”, ou seja, o último dia do calendário cristão em que é permitido comer carne, pois no dia seguinte começa a Quaresma; segundo, Carnaval era o nome que se dava ao carro (Carrus Navalis) que, ao passar pela rua, levava uma pipa de vinho que era distribuído às pessoas na Roma Antiga.
Afinal o Carnaval é uma festa muito antiga.
Ana Cláudia